sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Morre em São Paulo Orestes Quercia ex-governador


A assessoria de imprensa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, confirmou que o ex-governador Orestes Quércia morreu na manhã desta sexta-feira, dia 24. Ele estava internado para tratar um câncer na próstata, cujo retorno após mais de dez anos foi diagnosticado em setembro.

Quércia desistiu da candidatura ao Senado para tratar a doença. O político ajudou a fundar o PMDB, partido do qual era um dos principais líderes. Ele era casado com a oftalmologista Alaíde Cristina Barbosa Ulson Quércia e teve cinco filhos.

O ex-governador nasceu em Pedregulho, no interior de São Paulo, e ainda jovem se mudou para Campinas, onde cursou Jornalismo, Direito e Administração. Quércia entrou na vida política em 1962, como vereador. Quatro anos depois, foi eleito deputado estadual pela primeira vez.

Ele chegou ao Senado em 1974 e em 1982 ao cargo de vice-governador de São Paulo. Em 1986, venceu Paulo Maluf na disputa pelo governo do Estado. O peemedebista participou do movimento “Diretas Já” e da campanha, com a redemocratização, pela eleição de Tancredo Neves. Chegou a disputar, em 1994, a corrida presidencial. Além da política, atuava como empresário, nos ramos imobiliário, das comunicações e do agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário