Em junho, será exposta no Masp, Em São Paulo a Tela "Cachoeira de Paulo Afonso" Pintada pelo artista Holandes Frans Post em (1649),
Em chance única de ver exemplos marcantes da construção da imagem de um país ainda em formação pelas mãos de um mesmo autor.
Será varias telas pintadas por ele quando esteve no Brasil
Post estava a serviço do conde Maurício de Nassau, o governador-geral da colônia holandesa no país. E, por isso, tinha a missão de retratar toda a exuberância e fartura das terras conquistadas. Também acabou reforçando na Europa o imaginário de um Brasil estranho e exótico.
Teixeira Coelho, curador do Masp, acredita que a possibilidade de ver como Post mostrou o Brasil para um público de holandeses terá ressonância especial numa exposição em São Paulo.
"Post pintava de certa forma paisagens imaginárias a partir da realidade, várias delas pintadas na Holanda, após a sua estada no Brasil", diz Coelho. "Suponho que por se tratar de um artista que de algum modo forneceu uma imagem do Brasil para seus contemporâneos holandeses, o público do país terá interesse em ver como o fez."
Outra Tela Famosa é "Panorama Brasileiro", (foto a-baixo)quadro de Frans Post pintado em 1652, acaba de ser restaurado por técnicos do Rijksmuseum, em Amsterdã.
É uma janela para o Brasil, agora mais aberta do que nunca. Em primeiro plano, um pássaro descansa no peitoril. Ao longe, um rio serpenteia por entre os pastos e conduz o olhar ao casario banhado por uma luz difusa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário