Artigo publicado nesta segunda-feira (20) pelo jornal espanhol El País avalia que a campanha de José Serra, candidato à Presidência pelo PSDB, foi "totalmente errada" e que já não há mais dúvida que o candidato será humilhado nas urnas.
O jornal afirma que Serra tem se preparado a vida toda para ser presidente do Brasil e que a sua possível derrota pode significar o fim da carreira política do tucano.
O texto deu coro às críticas de aliados que reclamam do candidato não ter usado a imagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na disputa e ainda se apresentar como o “verdadeiro herdeiro” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O jornal destaca a discrição das propagandas políticas nas ruas do Brasil, e dá como exemplo São Paulo, onde a lei Cidade Limpa criada pelo seu sucessor na Prefeitura hoje esta prejudicando sua campanha. não permite o uso de faixas ou cartazes. O artigo diz que Serra está perdendo as eleições nas ruas para Lula, que age como se fosse candidato e elogia a atuação de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, que estaria demonstrando, na TV, ser “mais do que a candidata de Lula.”
A oposição estaria preocupada com uma vitória muito distante de Dilma, pois isso daria um grande acúmulo de poder ao PT. O jornal cita FHC, que fala estar preocupado com o crescimento petista.
O artigo diz que o PSDB está desanimado com a eleição nacional, e por isso investe mais nas disputas em São Paulo e em Minas Gerais, onde os tucanos têm grandes chances de vitória.O jornal avalia que Geraldo Alckmin tem vitória certa no Estado paulista, mas diz que o candidato ao governo da “direita tucana” não tem capacidade de relançar o PSDB nacionalmente. Esta tarefa estaria mais a cargo de Aécio Neves, candidato ao Senado em Minas, que perdeu as prévias internas presidenciais para José Serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário